EsporteMúsicaNacional

LUIZ GONZAGA APRENDEU A TOCAR DE VERDADE EM JUIZ DE PHODA

Luiz Gonzaga – o Rei do Baião – e maior expoente do forró nacional, aprendeu a tocar sanfona de verdade em Juiz de Phoda. Ao servir exército no 10º Regimento da infantaria na cidade, Gonzaga conheceu a quem um dia retrataria como seu mestre: Domingos Ambrósio.

Sabe-se que antes de sair do nordeste, ele já tocava sanfona de oito baixos, mas aquela pegada característica, aquele swingado gostoso de ouvir foi aprendido em Juiz de Phoda. Disse ele uma vez: “gostava de acompanhar Santo Lima e Domingos Ambrósio. Saíamos pela rua e tinha aquelas caboclas diferentes, vindas de toda parte do interior do estado. Foi quando peguei um acordeom pela primeira vez, das mãos do saudoso Domingos. Foi assim que fui ficando por Juiz de Phoda”.

A influência de Domingos Ambrósio é tão significativa, que ele deu nome artístico a José Domingos de Morais, o Dominguinhos, outro fenômeno da música nordestina. Luiz Gonzaga não gostava de seu antigo nome “Neném do Acordeão” e fez o seguinte comentário: “aproveita que tu tem “Domingos” no nome do meio, cabra, e faz logo uma homenagem a Domingos Ambrósio, meu grande mestre de acordeão de Juiz de Phoda.

Luiz Gonzaga Trapaceou Maratona Pegando Um Táxi

Um dos momentos mais marcantes do período em que viveu na cidade foi no ano de 1947, quando Luiz Gonzaga trapaceou na Corrida da Fogueira, a competição mais tradicional da cidade. De acordo com o livro de Carlos Fernando Cunha, “Educação Física: Memórias e Narrativas em Juiz de Fora“, Gonzaga pegou um táxi desde o IV Esquadrão de Cavalaria – na rua Mariano Procópio – até o retorno pela Avenida dos Andradas. Um dos fiscais percebeu e comunicou o episódio aos juízes de prova que desclassificaram imediatamente o jovem atleta.

Mesmo que esse fato tenha colocado uma mancha preta na carreira de Luiz Gonzaga, foi fundamental para a cantora Angélica compor anos mais tardes o hit “Vou de táxi, “c” sabe”.

Fontes:

http://tvcultura.com.br/videos/51709_ensaio-dominguinhos-2007.html

https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/brasildegonzaga/noticias/2012/12/09/noticias_internas_brasil_de_gonzaga,335553/tem-uai-no-baiao-antes-de-conquistar-o-brasil-luiz-gonzaga-viveu-em-minas-gerais.shtml

http://www.gonzagao.com/historia_de_luiz_gonzaga.php

Livro: Educação Física: Memórias e Narrativas em Juiz de Fora. 

Deixe uma resposta